O processo de usinagem é bastante complexo uma vez que necessita de alta expertise, maquinário moderno, precisão na mão de obra e a gestão de um projeto personalizado do início ao fim. São muitos tipos de processo de usinagem disponíveis para atender às necessidades do mercado.

 

O que é usinagem?

 usinagem é um serviço que permite fabricar peças de acordo com as principais necessidades do cliente, da especificação às características estéticas. Isso torna possível oferecer um trabalho personalizado para o mercado, o que gera um grande diferencial perante a concorrência.

Toda vez que um material é manuseado e alterado em sua composição original, dizemos que ele passou por um processo de usinagem.

 

Como acontece a usinagem de peças?

A usinagem de peças é baseada no projeto pensado para cada cliente, cujos objetivos variam bastante. Com o projeto em mãos, será definido por qual processo de usinagem aquelas peças deverão passar para atingir a expectativa do cliente. A usinagem, portanto, envolve grande variedade de ferramentas, técnicas, processos e cortes para chegarmos ao resultado final: uma peça totalmente personalizada.

Principais processos de usinagem

 

1)Fresamento
As fresas são máquinas bastante utilizadas nos processos de usinagem. Sua principal função é cortar materiais com dureza e resistência inferiores ao seu. As fresas também podem ser utilizadas para aplicar acabamentos de superfícies ou ainda para criar formas 3D mais complexas.

 

2)Torneamento
O torneamento é um dos processos de usinagem mais antigos e também mais comuns nesse segmento. Isso porque essa ferramenta nada mais faz do que realizar um processo mecânico para dar uma forma diferente ao material, principalmente geometrias mais complexas.

 

3)Polimento
O polimento é um processo fundamental para a qualidade final da peça ou ferramenta manufaturada. Assim, nessa etapa, a superfície da peça recebe um tratamento final, tornando-a mais ou menos ásperas, de acordo com as especificações do projeto de usinagem.

Outros exemplos de tipos de processo de usinagem:

– Eletroerosão
– Ajustagem
– Perfuração
– Roscamento
– Brochamento

 

Vale ressaltar que, independente de quais processos de usinagem forem utilizados para a produção das peças do seu projeto, um fator essencial precisa estar presente em todos eles: a qualidade.

Fonte: https://www.erominas.com.br