A metalurgia surgiu, de maneira informal, a partir do domínio do fogo, e então, com isso, nós descobrimos como manipular o metal derretido. A principal alteração é que cada processo agora é tratado de maneira específica.

Levando isso em consideração, é necessário entender como funciona o “desmembramento” de uma empresa metalúrgica. Dentre os campos de trabalho que uma empresa metalúrgica, podemos citar os seguintes:

Produção de ferroligas

Esse campo de atuação da indústria metalúrgica diz respeito às ligas especiais, ou seja, as ligas que dependem de uma tecnologia mais evoluída para que sejam produzidas. Nesse setor, encontramos a base feita de ferro e níquel contendo cromo, mas claro que têm outros elementos envolvidos.

Produção de ferro-gusa

O ferro-gusa, por sua vez, é obtido através da redução que ocorre com o minério de ferro por coque ou carvão, junto com o calcário no alto forno. Esse ferro-gusa apresenta uma porcentagem grande de carbono, geralmente até 5%, sendo usado principalmente para produzir os lingotes, servindo de matéria-prima para os ferros que são fundidos e o aço.

Fabricação de tubos

Em resumo, esse setor está responsável por produzir os tubos, com os mais diversos materiais e medidas para que sejam utilizados na indústria metalúrgica. As empresas nessa área ficam responsáveis por trabalhar com chapas, e, posteriormente, elas serão dobradas e cortadas, com a ajuda de dobradeiras.

Produção de metais não ferrosos

Esses são os metais que não têm ferro em sua composição, e, por conta disso, não são magnéticos, a exemplo do alumínio, do zinco, do chumbo e do cobre.

Fundição

Nesse setor, são criados os produtos feitos de metal, mediante a inserção de material líquido, ou derretido, em moldes feitos com medidas já definidas previamente.

Siderurgia

E, por fim, a siderurgia é responsável por tratar e fabricar os aços e ferros fundidos. No geral, a indústria metalúrgica tem o seu destaque no mercado por conta do seu ecossistema com o tratamento de metal.

Em uma empresa metalúrgica, percebemos que não precisa trabalhar com apenas um dos campos citados acima, ou com todos, mas sim com alguns, abrangendo cada vez mais públicos diferentes e que se complementam entre si. Entretanto, mesmo com essa divisão explicada anteriormente, vemos que, como as áreas de atuação são diferentes, o seu trabalho não é igual.

Algumas empresas são especializadas na fundição, por exemplo, já outras com a soldagem. Daí que surgem os diversos tipos de empresas metalúrgicas, que decidem por trabalhar com um alguns setores de atuação. E é sobre isso que entenderemos a seguir.

Fonte: horizonte ambiental

Foto: Freepik