O mandrilamento é um processo não tão conhecido pelo público, porém muito conhecido no ramo da usinagem industrial.

Para entender melhor sobre esse processo, separamos alguns dos tópicos principais relacionados a esse assunto para abordar em nosso artigo e deixar as pessoas a parte do que significa esse processo.

 

Mas afinal, o que é mandrilamento?

O processo de mandrilamento, que é pouco comentado e conhecido entre as pessoas, nada mais é do que o processo de utilização de ferramentas que realizam operações de furos em superfícies mais rígidas, como, por exemplo, parede.

De uma maneira mais simples, podemos dizer que a barra de mandrilar faz parte, por exemplo, de uma furadeira doméstica. Ou seja, ela é utilizada de maneira que proporciono o alisamento do material ou da peça.

No entanto, estamos falando da sua utilização em materiais de usinagem, o que faz com que o mandrilamento seja mais comum em objetos maiores, feitos de materiais rígidos, como, por exemplo, aço.

 

Tipos de mandrilamento

Frequentemente, o processo de mandrilamento é mair recorrente na etapa final do processo de usinagem, pois visa diminuir a quantidade de peças que possuem algum tipo de defeito.

Por ser um processo versátil, o mandrilamento existe de diversas formas, podendo realizar processos diversificados. Essas diversas formas são: mandrilamento cilíndrico, mandrilamento cônico, mandrilamento esférico e o mandrilamento radial.

Mandrilamento cilíndrico

É o processo no qual a superfície usinada é cilíndrica e, seu eixo de rotação é o mesmo eixo no qual a ferramenta gira.

Mandrilamento cônico

É o processo onde a superfície usinada é cônica e, seu eixo de rotação também coincide com o eixo no qual a ferramente gira.

Mandrilamento esférico

Vale o mesmo que nos anteriores, o eixo de rotação é o mesmo que a ferramenta gira, o que muda, é que a superfície usinada é esférica.

Mandrilamento radial

O eixo no qual a ferramenta gira é o mesmo, o que muda é o formato da superfície, que nesse caso, é plana e perpendicular.

Apesar de existirem tipos diferentes de mandrilamento, as ferramentas são consideradas universais e possuem a mesma função: cortar, rosquear, furar e fresar.

 

Objetivos associados ao mandrilamento

De maneira resumida, podemos dizer que o processo de mandrilamento tem como objetivo proporcionar o aumento do diâmetro dos furos, para atingir uma determinada dimensão, de modo a garantir uma superfície de qualidade.

Por ser um processo versátil, como já mencionamos anteriormente, a máquina de mandrilar pode ser utilizada em diversas etapas do processo de usinagem. Além disso, ela serve para fazer com que o empregador poupe tempo, afinal, todos os lados de uma mesma peça podem passar pelo mandrilamento sem precisar sair da máquina.

 

 

Fonte: https://www.jm1.com.br/