Existem diversos nichos industriais no mundo. Nesse contexto, a indústria metalúrgica é uma das mais importantes quando falamos em indústrias base — e corresponde a uma importante parcela econômica.

O motivo para isso é que ela está por trás de outros grandes mercados, como o automobilístico, o de comunicação, o tecnológico e até da medicina. Além disso, ela é uma das responsáveis pela produção de matéria-prima para setores que dependem dos metais.

Dessa forma, entender o que é a indústria metalúrgica, o que ela produz e quais são os seus principais desafios é essencial. Assim, é justamente o que você vai aprender com a leitura deste conteúdo. Acompanhe!

O que é indústria metalúrgica?

A indústria metalúrgica tem como foco a transformação de metais em produtos que servem de matéria-prima e peças para produção de outros itens. 

Ela tem como princípio o derretimento de metais ferrosos e não ferrosos.

Os ferrosos, por exemplo, são ligas de ferro e carbono, que podem conter em sua composição outros elementos químicos. Nesse contexto, podemos citar o crômio, fósforo, cobre, silício, enxofre, manganês, entre outros. Em alguns casos, esses metais são recicláveis.

Seu uso mais comum é na fabricação de utensílios domésticos, como panelas e baixelas em inox. No entanto, também é utilizada em ferramentas, perfis estruturais para construção civil, latas para bebidas, etc.

Já os não ferrosos são mais duráveis e resistentes à corrosão. Assim, como o nome sugere, não contém ferro em sua composição. Entre eles, alguns dos mais comuns são o alumínio, o cromo, o chumbo e o cobre.

Seus principais usos são para a fabricação de:

  • Tubos de água e cilindros para instalação de aquecimento central, de válvulas, bombas e hélices na construção naval, de fios elétricos, cabos e condutores (cobre);
  • Turbinas para aviões (níquel);
  • Placas de circuitos impresso (silício);
  • Componentes de fornos e eletrônicos (cromo).

 

Fonte: blog-pt.checklistfacil.com