A indústria metalúrgica se destina a derreter metais e misturar com outros minérios para a fabricação de outros produtos. Por ser uma indústria de base, em muitos casos ela fabrica a matéria-prima para que outras empresas elaborem o produto final.

Outrossim, é possível dividi-la em 3 grupos. São eles:

1 – Fundição

A etapa de fundição é especializada na fabricação de peças para outras indústrias — com o derretimento de metais. O objetivo é, posteriormente,  colocá-los em matrizes até que esfriem e tomem a forma da peça a ser utilizada.

Esse processo pode acontecer das seguintes formas:

  • Em moldes de areia: Usada quando a quantidade de peças a ser produzida é pequena, os tamanhos das peças são muito grandes ou com muitos detalhes;
  • Em coquilha: É feita quando é usado o molde metálico;
  • Sob pressão: Quando o metal líquido é injetado em um molde de aço através de um pistão;
  • Tixofundição: Se dá quando há o uso do alumínio em “pasta” – e não líquido – para preenchimento do molde.

 

2 – Soldagem

Já a soldagem é o processo de juntar duas ou mais peças de metal. O processo é feito utilizando o calor e um metal de solda para colar os materiais — com o objetivo de formar uma determinada peça.

É muito usada no setor metalmecânico, construção civil, automobilístico, entre outros.

3 – Usinagem

Por fim, na usinagem, a metalúrgica também tem objetivo de dar forma a uma peça específica de metal. A diferença da fundição é que, aqui, não são usados moldes.

As peças metálicas brutas ganham forma através do corte e desbaste com lâminas ou produtos químicos, que podem atuar em vários ângulos. A partir de um projeto, o operador ou a máquina dão a forma ideal ao item.

Em todas essas indústrias, as máquinas precisam de manutenção constante e os operadores, de uma lista atualizada de suas tarefas e demandas.

 

 

Fonte: checklistfacil.com

Foto: pixabay