Metalurgia é a ciência que estuda e gerencia a extração de metais do solo até sua conversão em produtos adequados para uso. Além disto, especifica um conjunto de procedimentos metalúrgicos e técnicas para extração, fabricação, fundição e processamento de metais e suas ligas, sendo responsável por conformação mecânica, procedimentos de fundição de metais, usinagem e tratamentos térmicos e soldagem.

A metalurgia inclui a ciência e a tecnologia do metal, ou seja, as maneiras pelas quais a ciência é aplicada à produção de metal e à engenharia de componentes metálicos usados ​​em produtos de consumo e fabricantes. A metalurgia é diferente do processo metalúrgico.

A metalurgia é dividida em duas categorias principais: metalurgia química e metalurgia física. A metalurgia química se concentra na redução e oxidação de metais e nas propriedades químicas dos metais.

Os tópicos de pesquisa em metalurgia química incluem processamento mineral, extração de metais, termodinâmica, eletroquímica e degradação química (corrosão). Em contraste, a metalurgia física se concentra nas propriedades mecânicas dos metais, nas propriedades físicas dos metais e nas propriedades físicas dos metais.

Os tópicos de pesquisa em metalurgia física incluem cristalografia, caracterização de materiais, metalurgia mecânica, transições de fase e mecanismos de falha.

Assim, a metalúrgica é responsável pelas seguintes funções:

  • Conformação mecânica.
  • Procedimentos de fundição de metais.
  • Usinagem e tratamentos térmicos.
  • Soldagem.