As ligas metálicas são materiais formados pela mistura de dois ou mais componentes, dos quais pelo menos um é metal e encontrado em maior quantidade na mistura. A criação acontece a partir do aquecimento entre os componentes da liga até os seus respectivos pontos de fusão, de modo conjunto ou isolado, seguido de esfriamento e solidificação.
As ligas se caracterizam por fornecer ou modificar propriedades que os metais não apresentam, contribuindo para que possam ser utilizados em diversas finalidades. Dentre estas características destacam-se:
- Condutividade elétrica e térmica;
- Resistência à corrosão;
- Brilho;
- Resistência mecânica;
- Temperatura de fusão.
As ligas metálicas são divididas em:
- Ligas metálicas ferrosas: Apresentam o ferro como principal constituinte. Em geral, apresentam facilidade de sofrer corrosão. Exemplos: aço e ferro fundido.
- Ligas metálicas não-ferrosas: Como o nome indica, não apresentam ferro. São mais resistentes à corrosão. Exemplos: ligas de alumínio, bronze, latão e amálgama.
Aço
O aço é uma liga de ferro carbono, visto que é formado basicamente pelos dois elementos: ferro (98,5%) e carbono (0,5 a 1,7%), além de pequenas quantidades de silício, enxofre e fósforo.
Ele é usado para fabricação de estruturas metálicas, especialmente da construção civil, que tendem a sofrer mais tração. Também é encontrado em panelas, pregos, parafusos, portas, portões e palhas de aço.
Aço inox
O aço inox é formado a partir do aço comum e apresenta ainda cromo e níquel.
A sua principal característica é que não enferruja, condição importante para evitar a corrosão dos materiais metálicos. Assim, é um bom material para produção de utensílios domésticos, instrumentos da construção civil e peças para automóveis e indústrias.
Bronze
O bronze é uma liga metálica que têm como principais elementos o cobre e estanho. Pode ainda apresentar alumínio, silício e níquel.
É usado para produção de equipamentos industriais, ferramentas, conexões hidráulicas e objetos decorativos. Por muito tempo foi ainda utilizado na composição de moedas.
Ouro 18 quilates
O ouro 18 quilates é formado por ouro (75%), prata (13%) e cobre (12%). Essa composição garante a dureza, resistência, durabilidade e brilho, condições que permitem a utilização para produção de peças de joalheria.
O ouro puro é bastante maleável e por isso não é utilizado na produção de joias, sendo necessário acrescentar outros metais. O termo quilate refere-se à quantidade de ouro presente na liga.
Latão
O latão apresenta em sua composição cobre (67%) e zinco (33%). Caracteriza-se por ser uma liga maleável, brilhosa e boa condutora elétrica e térmica.
É usado na produção de armas, munições, aparelhos médicos, parafusos, porcas, dobradiças, chaves, molas, metais sanitários e bijuterias.
Amálgama
A amálgama possui em sua constituição prata (70%), estanho (18%), cobre (10%) e mercúrio (2%). A sua principal aplicação é para obturações dentárias.
Fonte: www.todamateria.com.br
Foto: Pixabay