usinagem CNC é um processo que se dá por meio de uma máquina para fazer a transformação de uma matéria-prima dura em uma nova peça funcional para ser utilizada na indústria ou, dependendo do caso, pelo consumidor final.

O CNC é um advento tecnológico muito potente no segmento industrial. Trata-se de uma série de máquinas que podem ser programadas e operadas via comando numérico em um computador. Dessa forma, ele aumenta a produtividade dos segmentos e oferece maior facilidade na execução de tarefas.

As ligas metálicas são as principais matérias-primas que passam pelo advento do CNC, mas não são exclusivas, visto que o titânio e o plástico também podem ser utilizados no processo. Ainda assim, o maior índice de usinagem está concentrado em peças e ligas do alumínio, e, de forma secundária, mas também importante: cobre, latão e o aço.

A seguir, entenda como esse moderno processo de usinagem pode ser benéfico para metalúrgicas e empresas de diversos segmentos.

Como funciona o processo de usinagem CNC?

O NC significa “numeric command”. Como o próprio nome já sugere, o CNC significa controle de máquinas e ferramentas por comando numérico.

usinagem CNC de uma peça consiste no processo de transformar uma liga metálica em um produto com forma e função. Fazendo o uso de tecnologia, como Autocads e outros programas que fazem o esboço tridimensional e destinam os comandos para a máquina responsável, esse já é um procedimento possível e rápido.

O equipamento responsável por todo esse trabalho se chama “máquina CNC”. Essa máquina é capaz de interpretar o desenho técnico tridimensional e fazer a execução por meio dos algoritmos que parte do ponto “zero” que traça e coordena as atividades das ferramentas de usinagem. Para isso existem os eixos X, Y e Z que fazem tarefas específicas para conseguir fazer a criação do produto.

O CNC consiste em fazer uso de uma base metálica que vai servir como suporte para um metal – que será transformado em uma peça específica.

As bases comportam dois eixos de movimento que são responsáveis por fazer a movimentação das peças de qualquer forma, e assim atender as necessidades.

Dependendo da aplicação, a usinagem CNC pode contar com um batente traseiro, de um a sete eixos adicionais, para ajudar no caso de peças com geometrias mais complexas.

 

 

 

Fonte: https://www.coppermetal.com.br/